Editorial
Odimar Ramos

Odimar Ramos
WhatsAppEmail

"Negociações Escolares: Mais uma batalha vencida!"

O Sintercamp concluiu recentemente as negociações de Refeições Escolares e chegou o momento de fazermos algumas reflexões.

A primeira delas é que nunca antes na história o cenário para as negociações esteve tão desfavorável quanto este ano.

A Reforma Trabalhista entrou em vigor em novembro do ano passado e em pouco tempo nossa Categoria já começou a sentir na pele os efeitos negativos da nova lei. Menos direitos, mais precarização das condições de trabalho e mais autonomia para as empresas negociarem direto com os trabalhadores. Já sabíamos que a corda estouraria para o lado mais fraco e foi mesmo para o lado do trabalhador. As empresas estão com a nova lei debaixo do braço e direitos que lutamos por muitos anos para incluir em Convenção foram ameaçados.

Sim, o cenário era totalmente negativo, mas não nos deixamos abater e a boa notícia é que saímos vitoriosos de mais uma negociação. Depois de muita luta, diversas rodadas de negociação e muito debate, conseguimos chegar a um consenso com o sindicato patronal para que a Categoria de Refeições Escolares tivesse não só um reajuste com ganho real (acima da inflação), mas acima de tudo não perdesse nenhum benefício em Convenção.

Essa tem sido a nossa luta todos os anos: reajustes acima da inflação e a manutenção dos direitos que já estão em Convenção, independente de cenário e de qualquer circunstância. E sim, podemos dizer que vencemos mais essa batalha.

Os desafios são enormes, cada vez mais o governo tenta enfraquecer o movimento sindical e, com isso, facilitar a retirada de direitos trabalhistas, simplesmente para favorecer os empresários, mas o Sintercamp não vai recuar.

Quanto maior o desafio, maior será a nossa luta. Vamos seguir firmes com o objetivo de melhorar a cada ano as condições da Categoria e você, trabalhador, pode continuar contando conosco. Juntos somos mais fortes!

Comentários

+ enviar comentário
Imagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregada