CCT: Insalubridade e Periculosidade

13/03/2018
Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato

Você sabia que a Convenção Coletiva de Trabalho dos Trabalhadores em Refeições Coletivas garante um adicional de insalubridade que pode chegar a 40% do salário mínimo?

Segundo a Cláusula 44ª da CCT, quando constatada, através de laudo pericial, a existência de insalubridade, as empresas deverão pagar um adicional de 40%, 20% ou 10% do salário mínimo, segundo o grau de insalubridade, sendo máximo, médio e mínimo, respectivamente.

Nas mesmas condições, se detectada periculosidade, deve ser garantido ao trabalhador um adicional de 30% sobre o salário nominal, e não sobre a remuneração do empregado. Aos profissionais que trabalham nas dependências de hospitais e que tenham contato direto com pacientes será pago adicional de insalubridade no mesmo grau praticado pelo cliente.

Em caso de dúvidas, consulte o Sindicato!