CLT: Abono Salarial

16/02/2018
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato

O Abono Salarial é um benefício fornecido pelo Governo Federal ao trabalhador que contribui para o Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há, no mínimo, cinco anos. Ele é chamado popularmente de PIS/PASEP e é pago todos os anos aos indivíduos que tenham uma renda mensal de até dois salários mínimos e tenham um vínculo empregatício de pelo menos 30 dias no ano selecionado para apuração. O valor do benefício é proporcional ao seu tempo de serviço, assim caso tenha trabalhado o ano todo receberá o valor integral, referente a um salário mínimo, porém se trabalhar apenas seis meses receberá a metade desse valor. Após ter seu cadastro no PIS/PASEP o trabalhador poderá sacar seu benefício próximo à data de seu aniversário, nas agências da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Quem tem uma conta poupança ou corrente na Caixa receberá o valor na sua conta.   Obs.: Quem obtiver o Cartão Cidadão e possuir a senha poderá fazer o saque em qualquer caixa de autoatendimento. O saque também pode ser feito nas casas lotéricas ou postos do Caixa Aqui. Lembrando que é necessário apresentar um documento de identificação e número de inscrição do PIS/PASEP.