OMS diz que pandemia não está controlada; mortes no Brasil já são quase 70 mil

10/07/2020
Fonte: Brasil de Fato

Em 24 horas, foram confirmados mais de 1.2 mil óbitos e 42 mil novos caos da doença no país

O número de brasileiros mortos por causa da pandemia do novo coronavírus até esta quinta-feira (9) chegou a 69.184, segundo dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Somente nas 24 horas entre quarta (8) e quinta-feira (9), foram registrados 1.220 óbitos e 42.619 novos casos. No dia 4/07, o país completou três semanas consecutivas com mais de 7 mil casos fatais registrados.

Até agora, o registro oficial de contaminações relata 1.775.779 brasileiros infectados desde que o vírus chegou ao país, em fevereiro. A velocidade no aumento do número de pessoas que contraíram o vírus é cada vez maior. Entre a última semana de maio e a primeira de junho foram registrados 174.406 novos casos, por exemplo. Cerca de um mês depois, entre os dias 28/06 e 04/07, foram 263.337 infecções.

Houve aumento de casos e mortes em todas as unidades da federação. São Paulo é o estado com maior volume absoluto de ocorrências, são 349.715 infectados e 17.118 óbitos.

Descontrole global

Em todo o mundo já foram registrados mais de 12 milhões de casos da doença. Estados Unidos e Brasil são os países com a maior quantidade de pessoas infectadas. Juntos somam mais de 4,8 milhões contaminações. Os dois países são também os que mais registram dados absolutos de mortes. São mais de 550 mil óbitos no mundo todo, cerca de 200 mil foram confirmados nas duas nações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais da metade dos casos globais foram confirmados nas últimas seis semanas. O dado indica que o ritmo da pandemia segue acelerado. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quinta-feira (9) que o vírus está fora de controle na maior parte do mundo.