Sindicato troca experiências com entidades sindicais do Peru

23/05/2019

Dando sequência à presença da delegação do Sintercamp no Peru, uma outra agenda merece destaque.

No dia 17 de maio o Presidente Paulo Ritz e o Secretário Geral do Sintercamp, Carlos Nascimento, foram recebidos pelo Secretário Geral da Central Sindical do Peru (CTP), Elias Grijalva Alvarado.

O encontro teve como pauta a troca de experiências sobre os cenários político, econômico e social de ambos os países. O Secretário Geral da CTP, Elias Grijalva Alvarado, falou sobre as dificuldades que o trabalhador peruano tem enfrentado com um governo neoliberal no Peru, a ponto de direitos fundamentais não serem mais respeitados. Como exemplo, Alvarado citou o fato de os servidores públicos estarem há mais de 20 anos sem reajustes reais, além da demissão em massa de líderes sindicais por defender a categoria, entre uma série de outros absurdos.

Ainda segundo o dirigente, nos próximos dias será deflagrada uma greve geral no país, na luta pela retomada dais leis trabalhistas. “Com essa troca de experiências com a CTP, ficamos ainda mais preocupados com a situação da classe trabalhadora brasileira. Se essa onda neoliberal, que já atingiu Peru, Argentina e Chile, tomar corpo no Brasil, vamos perder ainda mais direitos históricos já adquiridos”, destacou Ritz.

“Esse cenário totalmente negativo para os trabalhadores nos países vizinhos é um sinal real de que toda a América Latina pode passar por isso. É uma constatação de como as mudanças políticas afetam diretamente a vida dos trabalhadores. Mas o Sintercamp está atento e não medirá esforços para defender a manutenção dos direitos da nossa Categoria”, finalizou o presidente do Sintercamp.

Depois da reunião a delegação do Sintercamp também convidou a CTP para para participar do importante evento Sindimais, que será realizado no dia 29 de outubro em São Paulo.