Pesquisa do DIEESE comprova que negociações salariais do Sintercamp estão acima da média

02/09/2015
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato

Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgada na semana passada comprovou que as negociações salariais do Sintercamp deste ano realmente ficaram acima da média.

Segundo o DIEESE, no primeiro semestre de 2015 69% das negociações analisadas conquistaram aumentos reais. O Sintercamp faz parte dessa estatística e se destaca quando se trata da porcentagem de ganho real.

Entre as 69% das negociações que conquistaram aumento real, os reajustes se concentraram na faixa de até 1% de ganho real e é nesse sentido que os trabalhadores em refeições têm muito que comemorar. Mesmo diante da crise política e econômica que se instalou, da alta da inflação e do cenário negativo observado no país inteiro, o setor de refeições conquistou o dobro de ganho real. Com um reajuste salarial de 10,28%, o ganho real foi de 2%.

O estudo do DIEESE indicou ainda que cerca de 17% das negociações salariais obtiveram reajustes iguais à inflação medida pelo INPC-IBGE e os reajustes salariais que não repuseram a inflação alcançaram quase 15% das negociações.

“Estamos negociando a valorização da categoria dos trabalhadores em refeições há muitos anos. Esse setor é o responsável por alimentar o país inteiro e sua valorização é fundamental, independente das circunstâncias. Mesmo diante da crise, lutamos para manter essa política de valorização e o estudo do DIEESE comprova que estamos no caminho certo”, avaliou o presidente do Sintercamp, Paulo Ritz.

Ritz destaca ainda que as negociações salariais para o setor de refeições tiveram outros pontos positivos. “Além de conquistarmos um reajuste acima da inflação, com um ganho real de 2%, também obtivemos êxito no reajuste do Vale Alimentação e do Vale Refeição e, como temos feito todos os anos, ainda conseguimos manter os benefícios da CCT”, acrescentou ele.

Vale lembrar que as negociações salariais das trabalhadoras em refeições escolares das Empresas EB Alimentação e Base Serviços ainda estão em curso. O contrato para o fornecimento de merenda escolar no Município foi renovado recentemente por mais 12 meses e, por esse motivo, as negociações ainda estão em andamento. De qualquer forma, a expectativa do Sintercamp é que esse acordo possa alavancar ainda mais os índices apresentados pelo estudo do DIEESE.

Com muita luta pelos direitos e pela valorização da categoria, o Sintercamp está conseguindo evitar que os trabalhadores em refeições sintam os efeitos da crise.

Sintercamp: Sindicalismo forte, moderno e atuante!