Palavra do Presidente
Paulo Ritz - Presidente do Sintercamp

Paulo Ritz - Presidente do Sintercamp
WhatsAppEmail

Mês da Mulher e a luta pela igualdade de gênero

Paulo Ritz - Presidente do Sintercamp

Comemoramos neste mês de março o Dia Internacional da Mulher. Acima de tudo, é um dia de luta pela igualdade de direitos em todos os campos da nossa sociedade.

Ao longo da história as mulheres tiveram que lutar muito para ocupar o seu espaço. Direitos básicos lhes eram negados, como por exemplo, frequentar a escola, o acesso à faculdade, votar, se divorciar, e somente em 1988 as mulheres passaram a ser reconhecidas como igual aos homens pela Constituição Brasileira.
Na prática a desigualdade de gênero ainda está muito presente em nossa sociedade. E mais: viemos de um período sombrio, especialmente para as mulheres brasileiras, que foram terrivelmente desrespeitadas pelo governo anterior e perderam alguns direitos importantes.

Fora o recente retrocesso, hoje a mulher conta com algumas leis de proteção contra violência e contra a importunação sexual, por exemplo.
No campo trabalhista, a nossa CLT traz alguns direitos importantes, especificamente no que diz respeito à gestação e à maternidade. E mais recentemente, tivemos um grande marco: a aprovação da lei da igualdade salarial. De modo geral, o desafio agora é que essas leis sejam colocadas em prática.

E nós, que representamos uma Categoria composta em sua maioria por mulheres, também estamos em constante luta para garantir mais direitos para as mulheres em nossa Convenção Coletiva.

Nossa CCT já traz, por exemplo, o reembolso-creche, a estabilidade gestante, a garantia de salário no período da amamentação, garantia de emprego da mãe adotante, entre outros direitos específicos para as mulheres. Mas queremos mais! As mulheres da nossa Categoria têm debatido uma série de melhorias e sugestões para a Pauta de Negociação deste ano e não mediremos esforços para lutar por mais direitos para as nossas Trabalhadoras em Refeições Coletivas.

A luta é grande, constante e não pode parar. As mulheres do nosso país e, em especial, as mulheres da nossa Categoria precisam de melhores condições de trabalho e de vida...essa é a nossa luta e sempre será. 

Contem conosco!

Comentários

+ enviar comentário
Imagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregada