Pílulas Jurídicas

Em 22 anos, trabalhador brasileiro nunca teve tanto medo do desemprego

Em 22 anos, trabalhador brasileiro nunca teve tanto medo do desemprego

25/09/2018
Por Dra. Juliana Partinelli - Advogada do Sintercamp
Dra. Juliana Partinelli - Advogada do Sintercamp

Segundo um estudo divulgado em 9/7/2018 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Medo do Desemprego (IMD) cresceu 4,2 pontos em junho (em comparação com o mês de março), atingindo 67,9 pontos.

Essa é a maior alta da série histórica desse estudo, iniciada em maio de 1996. O indicador varia de zero a cem pontos e, quanto maior o valor, maior o temor.

“O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado durante a crise, porque a recuperação da economia está muito lenta e as pessoas ainda não perceberam a queda da inflação e a melhora no emprego”, comentou o gerente-executivo de Pesquisas e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Como resposta para a crise financeira, os empresários têm aproveitado para precarizar ainda mais as condições de trabalho, respaldados pela Reforma Trabalhista.

E enquanto isso a mídia divulga números mostrados pelo IBGE, dizendo que ‘houve uma melhora”, sem levar em conta que estes registros informais não são protegidos pelas leis trabalhistas.

Comentários

+ enviar comentário
Imagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregada