Pílulas Jurídicas

Especial Reforma Trabalhista - Teletrabalho

Especial Reforma Trabalhista - Teletrabalho

19/02/2018
Por Dra. Juliana Partinelli - Advogada do Sintercamp
Dra. Juliana Partinelli - Advogada do Sintercamp

Dando continuidade às modificações trazidas pela Reforma Trabalhista, temos outra inovação quanto à forma de contratação, qual seja, o teletrabalho, ou como conhecido por muitos, o chamado home office ou ainda trabalho remoto. Teletrabalho significa, literalmente, trabalho a distância.

Quando um trabalhador é contratado sob esta modalidade, significa dizer que o seu contrato será por escrito e todas as atividades a serem desenvolvidas pelo empregado deverão constar nesse contrato, bem como os custos com equipamentos, controle de produtividade, prazos de entrega de projetos, entre outras situações. Caberá ainda ao empregador instruir o empregado sobre a saúde e segurança do trabalho, como por exemplo, a ergonomia e o ambiente de trabalho. Além disso, deverá também constar no contrato o valor que será pago ao funcionário.

O teletrabalho pode ser considerado um dos assuntos que mais se aborda nos dias de hoje, levando em consideração as grandes e médias corporações. Muitas empresas adotam esse estilo de trabalho visando diminuir os custos fixos, como os de infraestrutura, por exemplo. Mesmo sendo uma opção para solucionar problemas econômicos, é importante ressaltar que as empresas devem analisar bastante antes de tomar qualquer tipo de decisão, pelo fato de que muitas delas podem não conseguir adaptar seus funcionários para esse tipo de trabalho e, com isso, todo o processo produtivo pode ser afetado negativamente.

Comentários

+ enviar comentário
Imagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregadaImagem pré-carregada