Centrais entregam pauta de reivindicação ao Senado

03/05/2021
Fonte: Agência Sindical

Os presidentes das Centrais Sindicais entregam hoje virtualmente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a pauta referendada no 1º de Maio Unitário, realizado no último sábado. A base é: Vacina pra todos; Auxílio Emergencial de R$ 600,00; e ações por emprego, incluindo apoio às pequenas empresas.

João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, avalia: “O 1º de Maio Unitário não só reafirma a pauta sindical por medidas urgentes como amplia o arco dos que se opõem ao bolsonarismo e à radicalização neoliberal”.

O dirigente menciona ações por todo o Brasil, como atos presenciais e entrega de alimentos. Em São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos e outras entidades forcistas entregaram 15 toneladas de gêneros em Heliópolis, diretamente ao presidente da Central Única das Favelas do Estado, Marcivan Barreto.

As falas dos sindicalistas foram críticas ao governo. Para o presidente da Nova Central, José Reginaldo Inácio, Bolsonaro “sabota medidas de segurança e saúde, nega eficácia da vacina e adota conduta desprezível”. E lamentou: “O mundo se protege do Brasil. Passamos a representar um risco humanitário”.

1° de Maio Virtual

Por força da pandemia, o 1º de Maio Unitário aconteceu de forma online. O ato foi marcado, também, pelas falas de ex-presidentes Dilma, Lula e FHC, de Ciro Gomes e outras lideranças nacionais. Vários artistas se apresentaram à tarde. A transmissão ficou a cargo da TVT (TV dos Trabalhadores). As redes de várias entidades de classe também transmitiram o 1º de Maio Unificado.