Nota de Falecimento – Jacó Bittar

26/05/2022

O meio político e sindical perdeu hoje uma grande liderança. Faleceu na madrugada desta quinta-feira, aos 81 anos, o ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar.

Jacó Bittar liderou uma geração de jovens dirigentes sindicais que resistiram à ditadura militar e escreveu páginas importantes na história da democracia brasileira.

Foi fundador e presidente do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia. Sua liderança na greve dos petroleiros em 1983, sua participação na fundação do PT e da CUT e sua atuação nacional e internacional colocaram Jacó no livro da história do movimento sindical brasileiro.

Nosso reconhecimento pela militância e pelo legado deixado por Jacó Bittar para o movimento sindical. E nossa solidariedade a seus familiares e amigos.