Sintercamp debate o futuro do trabalho no Sindimais

13/05/2022

A equipe do Sintercamp participou ontem de um evento muito especial. Trata-se do Sindimais, encontro anual que reúne profissionais de relações trabalhistas e sindicais do país inteiro, para um debate sobre o futuro do trabalho no Brasil.

A quarta edição do Sindimais aconteceu no auditório do Palácio do Trabalhador em São Paulo e contou com a presença de palestrantes de peso, trazendo à tona temas importantíssimos sobre o mundo do trabalho.

O primeiro painel do evento teve como tema “O Projeto para o Brasil e as Relações Trabalhistas e Sindicais” e contou com a participação do cientista político e pré-candidato à presidência do Brasil, Felipe D´Avila, do Diretor Técnico do DIEESE, Fausto Augusto Junior e do advogado trabalhista, Costantino Savatore Morello Junior, com mediação do advogado e professor Rodrigo Gago Barbosa.

Em seguida os participantes tiveram a oportunidade de fazer um balanço da Reforma Trabalhista, que completa cinco anos em novembro deste ano. Esse debate contou com a contribuição do economista e Consultor da OIT, Hélio Zylberstajn, do deputado federal Paulinho da Força e Evandro Corado, sócio-diretor da Central Consult.

O Sindimais também apresentou um importante painel sobre a proteção contra atos antissindicais. Discorreram sobre esse tema o procurador do Ministério Público do Trabalho, Juliano Alexandre Ferreira, a desembargadora federal do trabalho, Ivani Contini Bramante e o advogado e procurador regional do trabalho aposentado, Raimundo Simão de Melo.

O evento trouxe ainda um painel exclusivamente feminino sobre igualdade de gênero e a inserção das mulheres no mercado de trabalho, com a participação da jornalista e diretora de comunicação da Febraban, Mona Dorf, da jornalista e professora, Neivia Justa e da advogada trabalhista, Fernanda Perregil.

O painel sobre a “Organização Político-Sindical na atualidade” fechou o Sindimais 2022 com chave de ouro. Neste momento estavam presentes o ex-presidente e candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e também da central União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah e o presidente da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres, com a mediação do jornalista e diretor da Agência Sindical, João Franzin.

Para o presidente Paulo Ritz, um dos fundadores do Sindimais, a edição deste ano superou as expectativas. “O Sindimais foi idealizado com um espaço para debatermos, sob vários pontos de vista, o futuro do trabalho no Brasil, pensando na manutenção dos direitos da classe trabalhadora. Esse ano o Sindimais voltou ao seu formato presencial e tivemos alguns desafios, mas superamos todos eles e conseguimos chegar ao nosso objetivo, o de fazer um panorama sobre o cenário atual das relações trabalhistas e sindicais e refletir sobre o que deve virá pela frente. O Sindimais 2022 superou as nossas expectativas”, avaliou o presidente Paulo Ritz.