Inércia ou estratégia? atuação de Bolsonaro no combate à pandemia

22/01/2021
Fonte: Michelle Masotti - Assessoria de Imprensa do Sintercamp

O presidente dos Estados Unidos recém-empossado, Joe Biden, apresentou ontem, dia 21 de janeiro, um plano contra o Covid-19. São 23 páginas que incluem dez decretos e o envolvimento do Pentágono e detalham as medidas elaboradas para controlar a pandemia e ajudar a recuperação do país, o mais afetado do mundo pela Covid, com mais de 400.000 mortes.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro, no cargo há mais de 2 anos, sequer apresentou um plano de combate à doença. O STF, inclusive, acaba de cobrar que o governo federal apresente os dados atualizados do plano nacional de imunização com o cronograma de vacinação dos grupos de risco agora que os imunizantes estão autorizados para uso emergencial no Brasil.  Em 15 de dezembro o governo enviou um plano de imunização ao STF, mas totalmente incompleto, sem as datas para a vacinação.

A inércia do governo de Bolsonaro no combate à pandemia de Covid-19 está custando muito caro para todos nós.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e a Conectas Direitos Humanos, sobre as ações de Bolsonaro na pandemia revelou a existência de uma estratégia institucional de propagação do vírus, promovida pelo Governo brasileiro sob a liderança da Presidência da República”. Os resultados afastam a interpretação de que haveria incompetência e negligência de parte do governo federal na gestão da pandemia. Bem ao contrário, os dados revelam o empenho e a eficiência da atuação da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional, declaradamente com o objetivo de retomar a atividade econômica o mais rápido possível e a qualquer custo”.

É impossível mensurar quantas das mais de 212.000 mortes de brasileiros poderiam ter sido evitadas se Bolsonaro tivesse executado um plano eficaz de combate à pandemia. Com toda certeza muitas pessoas teriam hoje suas mães, pais, irmãos e filhos vivos caso não houvesse um projeto institucional do Governo brasileiro para a disseminação da covid-19.

Seja por incompetência ou por estratégia (o que seria maquiavélico), estamos nas mãos do pior governo dos últimos tempos, justamente em uma das maiores crises de saúde e econômica da história.